Gabriel Bié Salomão, fatura o 18º Round

Alex Seid e Edu Bruza fecham os 3 primeiros.

Quatro intensos dias, sim QUATRO, pois as atividades da Fórmula Inter nesse 18º Round começaram já na quinta-feira, 30/08, com o Fórmula Inter Day, aberto aos que se propuseram a conhecer mais intimamente a categoria e seus carros e seguiram pra pista em um dos pacotes contratados previamente, realizando seus sonhos, tanto de ser piloto quanto de pilotar um F. Inter no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos-SP.

Em todos os dias, muito sol e luz no Autódromo, clima agradável, mas o calor mesmo no local vinha do Box-1, onde estava a mais inovadora categoria do automobilismo brasileiro, que espalhava esse calor humano pelo traçado da mítica pista de Interlagos, contagiando a todos os presentes nos dias de atividade da categoria.

A sexta-feira (31/08) foi de treinos livres, quando foram à pista, em dois treinos de 30 minutos, os MG15 conduzidos pelos respectivos pilotos. Dentre eles uma estreia, o piloto Thiago Fonseca com o numeral 77, no carro cinza chumbo, deu suas primeiras voltas (de muitas) no circuito bem conhecido por ele, mas que apesar disso não possibilitou um maior aproveitamento desse conhecimento prévio, pois suas referências de pontos de frenagem, aproximação, contorno e saída de curvas, entre outros detalhes, eram diferentes, pois ele vem da motovelocidade nacional, ou seja, mesma pista, mas traçados diferentes para cada modalidade. Ao final da primeira meia hora de pista dentro de um carro de fórmula, já de volta ao box, sua satisfação era visível pelo sorriso estampado no rosto, “Rapaz!... Isso é muito divertido! Tô curtindo muito!” foram algumas de suas palavras ao staff de mecânicos e engenheiros que o abordaram na saída do carro.

Falando em “boxes”, havia duas figuras ali presentes, bem conhecidas dos que já acompanham a categoria há mais tempo, mas que por motivos particulares não competiram nesse round, a dupla de “Marcelos Pilotos” da F.Inter, o Henriques e o Zebrinha, que prometeram estar de volta ao comando de seus MG15 em modo competição no próximo round.

Um detalhe relevante é que para esse round todos os carros receberam pneus novos, que – seguindo as regras internas da categoria – devem ser substituídos somente a cada três provas.

A liderança da grelha de tempos desse dia ficou com o piloto Gabriel Salomão, fazendo o melhor tempo nas duas oportunidades em que esteve na pista.

Confiram os tempos:

1º treino livre:
1º - Gabriel Salomão – 1’51”247
2º - Alex Seid – 1’52”589
3º - Rafael Seibel – 1’52”830
4º - Raphael Frossard – 1’53”950
5º - Edu Bruza – 1’55”115
6º - Thiago Fonseca – 1’59”733

2º treino livre:

1º - Gabriel Salomão – 1’52”369 
2º - Marcelo Henriques (com o carro gentilmente cedido por Seibel) – 1’52”521
3º - Alex Seid – 1’53”234
4º - Edu Bruza – 1’53”695
5º - Raphael Frossard – 1’54”677
6º - Thiago Fonseca – 2’01”416

 

Treinos classificatórios no sábado (01/09) e a novidade não era tão “nova” assim. O que aconteceu é que o formato do classicatório voltou a ser como anteriormente, ou seja, todos deram quantas voltas foram possíveis dentro do tempo de pista disponível para a categoria e não mais um número limitado de voltas.

Carros na pista e mais uma vez Gabriel Salomão foi a referência!

O piloto do carro Laranja #42 imprimiu um ritmo alucinante já desde a 1ª volta, sendo o único a girar dentro de 1’50” e ainda o fez por 4 das 6 voltas computadas.

Treino encerrado e a pole position foi faturada por Bié, seguido do #7 Alex Seid na segunda colocação, o novato #3 Edu Bruza numa ótima terceira colocação (em sua 3ª prova na categoria), o #11 Raphael Frossard quarta colocação, Rafael Seibel quinto colocado e o estreante Thiago Fonseca fechando o grid na sexta colocação.

Os tempos do treino Classificatório:

1º - Gabriel Salomão – 1’50”211
2º - Alex Seid – 1’51”359
3º - Edu Bruza – 1’52”209
4º - Raphael Frossard – 1’52”844
5º - Rafael Seibel – 1’53”410
6º - Thiago Fonseca – 1’57”478

E então chegou o dia da corrida!
Dia claro de céu aberto, domingão (02/09) e foi realizado o 18º Round da Fórmula Inter no Autódromo de Interlagos.
Motores ligados e bólidos devidamente autorizados a deixar os boxes pelo Diretor Desportivo da Categoria, Sr. Flávio Perillo – experiente e reconhecidamente competente em suas funções (nacional e internacionalmente) junto a provas de automobilismo – que assim rumam em direção à pista.
Alinhados no grid e no aguardo da liberação para a volta de apresentação e formação para a largada lançada, os pilotos permaneciam concentrados dentro de seus cockpits.
As placas de 5 minutos, 3 minutos, 1 minuto e 30 segundos foram sendo substituídas paulatina e sucessivamente umas pelas outras e a tensão cresceu...
Torcedores atentos, safety car se pôs em movimento seguido pelos MG15 da F. Inter e a tensão aumentou, não havia dúvidas era dia de corrida em Interlagos.
Volta completada, carros alinhados atrás do safety car e esse veio para os boxes, começava assim o 18º Round!

Bié manteve a ponta com Seid tentando atacar sua posição em meio a largada na primeira volta.

Rafael Seibel – infeliz e precocemente – viu sua prova terminar em razão de um problema de câmbio, que chegou a provocar a entrada do safety car no traçado, devido ao óleo expulso do componente do carro #19 de Seibel.

Com a presença do safety car na pista a corrida deu uma amornada. Foram três giros completos com sua presença até seu retorno aos boxes e a prova ser retomada.
A cada passagem dos carros, agora novamente em alta velocidade, a emoção do público presente era percebida em suas reações...

Na pista o piloto Gabriel Salomão do #42 manteve o ritmo forte dos dias anteriores, tanto que cravou a volta mais rápida da prova com o tempo de 1’52”652, Alex Seid do #7 vinha em ritmo constante tentando aproximação junto a Bié. Atrás dele a “briga” era entre Edu Bruza do #3 e Raphael Frossard do #11, nesse caso um repeteco dos dias de treinos, tanto os livres quanto o classificatório, quando esses dois pilotos mantiveram-se sempre muito próximos nos tempos e na pista, revezando as ultrapassagens e fazendo a alegria da galera. O estreante Thiago Fonseca do #77 se mostrou mais à vontade dentro do cockpit, reflexo disso foram seus tempos que melhoram consideravelmente nas últimas voltas.

Bandeiras quadriculadas agitadas (sim “bandeiras”, pois são duas!) por Flávio Perillo anunciando o fim desse 18º Round da Fórmula Inter e vitória para Gabriel Salomão #42, tendo Alex Seid #7 em segundo, com Edu Bruza #3 em (um ótimo) terceiro lugar, Raphael Frossard #11 coladinho em quarto e o estreante Thiago Fonseca #77 em quinto.

Classificação do 18º Round:

1º - Gabriel Salomão – tempo total: 30’43”905 – melhor volta: 1’52”652
2º - Alex Seid – tempo total: 30’55”550 – melhor volta: 1’54”178
3º - Edu Bruza – tempo total: 30’59”628 – 1’54”209
4º - Raphael Frossard – tempo total: 31’07”834 – melhor volta: 1’55”067
5º - Thiago Fonseca – tempo total: 31’31”419 – melhor volta: 1’57”702

O próximo Round acontece em ... OPA! PERAÍ!
Fiquem ligados em nossas redes sociais e em nosso site que vem NOVIDADE por aí!
Em breve divulgaremos mais informações sobre nossa próxima prova.
Aguardem! Vocês não perdem por esperar!!!

Texto e Reportagem: Ronaldo Arrighi
Imagens: Rodrigo Ruiz

Compartilhe